Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR participa de evento de acolhimento aos novos gestores municipais de saúde promovido pelo COSEMS-PR


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 21 de maio de 2024

1.jpg
2.jpg
3.jpg

Entre os dias 14 e 15 de maio de 2024, o Hotel Lizon, em Curitiba, foi sede de um importante encontro voltado para novos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e o CRF-PR esteve presente para esclarecer sobre o importante papel que o farmacêutico do serviço público desempenha, tanto para a saúde da população, quanto para a gestão.

Organizado pelo COSEMS-PR, o evento se voltou a dar boas-vindas aos novos gestores municipais de saúde, além de uma introdução abrangente aos principais temas relacionados ao SUS, fundamentado pelos princípios da Reforma Sanitária.

 CRF-PR, por meio do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Assistência Farmacêutica no Serviço Público, teve uma participação importante na programação do evento. A Dra. Thayla Martins, coordenadora do GTT, apresentou aos secretários um comparativo detalhado sobre a assistência farmacêutica. Em sua exposição, Dra. Thayla destacou a significativa contribuição dos farmacêuticos para a melhoria dos serviços de saúde pública, evidenciando como a presença desses profissionais pode otimizar o uso racional de medicamentos, reduzir custos e aprimorar os resultados terapêuticos para os pacientes. Este comparativo sublinhou a relevância da assistência farmacêutica eficaz na promoção da saúde e na eficiência dos serviços públicos, reforçando a necessidade de políticas que valorizem e ampliem a atuação dos farmacêuticos no setor.

O encontro abordou ainda a discussão sobre o papel do gestor enquanto agente que promove a melhoria na gestão do sistema e o cuidado à saúde dos cidadãos; aproximação com a gestão da saúde pública municipal a partir do conhecimento dos principais temas e desafios da área; estímulo à atuação interfederativa, segundo a atuação dos gestores nos Conselhos Regionais de Secretários Municipais de Saúde (CRESEMS), nas Comissões Intergestoras Regionais (CIR) e na Comissão Intergestora Bipartite Estadual (CIB); e o fortalecimento dos laços com o Cosems-PR.

Participaram também, a gerente do CIM-CRF-PR, Dra. Karin Zaros e o integrante do GTT de Assistência Farmacêutica no Serviço Público, Dr. Luis Fernando Navais.

Ao final, os gestores municipais de saúde saíram mais capacitados para enfrentar os desafios da gestão pública e contribuir significativamente para a melhoria do SUS em suas regiões.


content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário




Redes Sociais

topo