Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR promove curso sobre a atuação do farmacêutico no ciclo do sangue


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 10 de maio de 2024

2.jpg
3.jpg
1.jpg

O CRF-PR, por meio de seu Grupo Técnico de Trabalho de Análises Clínicas, promoveu no último dia 08 de maio, o curso “O papel do farmacêutico no ciclo do sangue”, em Curitiba.  

 O evento contou com a participação da diretora secretária geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, que fez questão de recepcionar os farmacêuticos que participaram de mais esta jornada de conhecimento que o Conselho disponibilizou gratuitamente aos farmacêuticos.

Na ocasião, o palestrante, Dr. João Paulo Lobo Junior, farmacêutico do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), professor de hematologia e membro do GTT de Análises Clínicas, promoveu um debate sobre  o papel do farmacêutico em todo o processo da prática transfusional, abordando critérios para seleção de doadores (triagem), fracionamento dos hemocomponentes, sorologia, estoque, distribuição e transporte de hemocomponentes, tipagem sanguínea, fenotipagem eritrocitária, testes pré transfusionais obrigatórios, reações e dificuldades transfusionais, além da legislação aplicável.

O objetivo do CRF-PR ao ofertar esse curso é preparar o farmacêutico para esta importante área de atuação.

Não deixe de conferir a agenda de cursos do CRF-PR. A sua participação é muito importante para cada vez mais elevarmos a assistência farmacêutica à população.

Para lembrar:

Em 2019, o CFF regulamentou as atribuições e competências do farmacêutico nos hemocentros nacional e regionais, bem como nos serviços de hemoterapia e/ou bancos de sangue, por meio da Resolução nº 673/2019. Segundo essa resolução, o farmacêutico poderá exercer a responsabilidade técnica pelo estabelecimento ou serviço que realizar procedimentos do âmbito farmacêutico, como: coleta, triagem sorológica, análises laboratoriais, armazenamento, distribuição, transporte, fracionamento, processamento, dispensação e operações farmacotécnicas relacionadas com medicamentos, hemoderivados, hemocomponentes, saneantes e outros produtos de interesse à saúde.

Em relação às atribuições do farmacêutico nos serviços de hemoterapia, pode-se classificá-las em gerenciais, técnico-laboratoriais, de cuidado ao paciente e de assistência farmacêutica.


newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário




Redes Sociais

topo