Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR promove curso sobre a atuação do farmacêutico no ciclo do sangue


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 10 de maio de 2024

2.jpg
3.jpg
1.jpg

O CRF-PR, por meio de seu Grupo Técnico de Trabalho de Análises Clínicas, promoveu no último dia 08 de maio, o curso “O papel do farmacêutico no ciclo do sangue”, em Curitiba.  

 O evento contou com a participação da diretora secretária geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, que fez questão de recepcionar os farmacêuticos que participaram de mais esta jornada de conhecimento que o Conselho disponibilizou gratuitamente aos farmacêuticos.

Na ocasião, o palestrante, Dr. João Paulo Lobo Junior, farmacêutico do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), professor de hematologia e membro do GTT de Análises Clínicas, promoveu um debate sobre  o papel do farmacêutico em todo o processo da prática transfusional, abordando critérios para seleção de doadores (triagem), fracionamento dos hemocomponentes, sorologia, estoque, distribuição e transporte de hemocomponentes, tipagem sanguínea, fenotipagem eritrocitária, testes pré transfusionais obrigatórios, reações e dificuldades transfusionais, além da legislação aplicável.

O objetivo do CRF-PR ao ofertar esse curso é preparar o farmacêutico para esta importante área de atuação.

Não deixe de conferir a agenda de cursos do CRF-PR. A sua participação é muito importante para cada vez mais elevarmos a assistência farmacêutica à população.

Para lembrar:

Em 2019, o CFF regulamentou as atribuições e competências do farmacêutico nos hemocentros nacional e regionais, bem como nos serviços de hemoterapia e/ou bancos de sangue, por meio da Resolução nº 673/2019. Segundo essa resolução, o farmacêutico poderá exercer a responsabilidade técnica pelo estabelecimento ou serviço que realizar procedimentos do âmbito farmacêutico, como: coleta, triagem sorológica, análises laboratoriais, armazenamento, distribuição, transporte, fracionamento, processamento, dispensação e operações farmacotécnicas relacionadas com medicamentos, hemoderivados, hemocomponentes, saneantes e outros produtos de interesse à saúde.

Em relação às atribuições do farmacêutico nos serviços de hemoterapia, pode-se classificá-las em gerenciais, técnico-laboratoriais, de cuidado ao paciente e de assistência farmacêutica.


folder
Registro

Registro

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo