Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR prestigia projeto sobre descarte de medicamentos do curso de Farmácia da FPP


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 10 de abril de 2024

pp.jpg

O Dia Mundial da Saúde comemorado em 07 de abril, tem neste ano o tema “Minha Saúde, meu direito”. Em alusão a esta data, no período de 04 a 11 de abril, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) está desenvolvendo diversas atividades envolvendo todos os cursos.

O curso de graduação em Farmácia, em parceria com o curso de Gestão Ambiental e a Distribuidora Nunesfarma, com apoio da Direção de Extensão, Direção Acadêmica e coordenação do curso, preparam uma ação abordando o “Descarte correto de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso”.

A diretoria do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, presidente, Dr. Valquires Godoy, vice-presidente, Dr. Eduardo Valério, diretor tesoureiro, Dra. Greyzel Benke, diretora secretária-geral, Dr. Edivar Gomes, gerente geral e a gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos, Dra. Karin Zaros, foram conhecer de perto o projeto, no último dia 9 de abril. A coordenadora do curso de Farmácia, Dra. Graziele Francine Franco Mancarz e professores recepcionaram e passaram todas as orientações a respeito da ação à equipe do CRF-PR.  

A atividade, voltada à comunidade acadêmica da FPP, consiste em manter no período especificado, um coletor para recolher os medicamentos vencidos que as pessoas têm em casa, para serem encaminhados à destinação ambientalmente correta. Docentes e estudantes de Farmácia passaram em todas as salas de aula explicando a ação, conscientizando os colegas sobre a importância do descarte correto e da não geração desses resíduos através do Uso Racional de Medicamentos. O coletor, cedido pela Nunesfarma, tem duas aberturas, sendo uma para os resíduos como blisters e frascos com os medicamentos, e a outra para o material reciclável como as embalagens (caixas) e bulas.

O descarte dos medicamentos em desuso, vencidos ou sobras é feito, na maioria das vezes e por grande parte das pessoas, no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário. Essa prática, infelizmente muito comum, pode trazer sérias consequências à saúde da população (ingestão acidental ou intoxicações), ao meio ambiente, à água para consumo, ao solo e aos animais, além dos sérios riscos à saúde de pessoas que possam reutilizá-los.

A ação também busca a sensibilização e envolvimento dos estudantes de Farmácia com esse tema, pertinente com as atribuições do farmacêutico e de relevância no cuidado com a saúde de toda sociedade.

Tema da Campanha:
MEDICAMENTO VENCIDO NÃO É LIXO, DESCARTE NO LUGAR CERTO!
A SAÚDE COLETIVA E O MEIO AMBIENTE AGRADECEM.


content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo