Comenda do Mérito Farmacêutico: homenageado pelo Paraná atua na saúde indígena

3.jpg
4.jpg
5.jpg

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico aos profissionais que se destacaram no ano de 2023 em cada unidade da Federação. O evento foi realizado na sexta-feira, 22 de março, em Brasília, como parte das atividades da reunião plenária do mês de março.

A homenagem é oferecida a farmacêuticos atuantes nas mais variadas áreas nas quais conquistaram visibilidade por prestarem serviços de relevância para a sociedade. Os 27 comtemplados com a comenda foram indicados pelos conselheiros federais de seus estados.

O homenageado do Paraná, indicado pelo conselheiro federal, Dr Luiz Gustavo Pires, foi o farmacêutico, Dr. Rafael Tomazi.  Atualmente, ele exerce a função de farmacêutico responsável técnico no Distrito Especial de Saúde Indígena Litoral Sul, vinculado à SESAI/Ministério da Saúde, evidenciando seu comprometimento com a saúde pública. Ele faz parte de uma equipe multiprofissional, responsável por cuidar da saúde dos indígenas aldeados no Paraná. Dados do IBGE apontavam, em 2010, para 25.915 indígenas no Estado. Destes, cerca de 17 mil vivem em 67 aldeias, distribuídas em 30 municípios e em 13 Regionais de Saúde.

A diretora secretária geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, participou da solenidade de entrega da Comenda, onde, além de prestigiar este momento tão importante para a classe farmacêutica, também enalteceu as conquistas do homenageado pelo Paraná.

Confira abaixo a trajetória profissional do homenageado e para mais notícias sobre a cerimônia clique aqui:

RAFAEL DE MEDEIROS FREIRE TOMAZI
FARMACÊUTICO – PARANÁ

Rafael de Medeiros Freire Tomazi, graduado em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é um profissional com sólida formação e em constante aprimoramento. Possui extensão em Assuntos Regulatórios de Medicamentos Cosméticos e Alimentos pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Oswaldo Cruz, além de aperfeiçoamento em Saúde Mental na Atenção Primária pela Escola de Saúde Pública do Paraná.

Entre as capacitações, destaca-se a participação em iniciativas como Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, pela Fiocruz de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), bem como um curso em Fitoterapia na Universidade de São Paulo (USP).

No âmbito profissional, Rafael atuou como analista sênior de treinamento farmacêutico nas Farmácias e Drogarias Nissei, no Paraná, posteriormente assumindo o cargo de gerente farmacêutico na Farmácia Irmão Pavesi - LTDA.

Atualmente, exerce função de farmacêutico responsável técnico no Distrito Especial de Saúde Indígena Litoral Sul, vinculado à SESAI/Ministério da Saúde, evidenciando seu comprometimento com a Saúde Pública.

Toda essa trajetória reflete um profissional dedicado e capacitado, destacando-se como candidato merecedor da Comenda do Mérito Farmacêutico.