Vacina contra a dengue começará a ser administrada no SUS
Fonte: CIM CRF-PR
Data de publicação: 25 de janeiro de 2024
Fotos: CRF-PR
Créditos: CIM CRF-PR
O Ministério da Saúde definiu que as primeiras remessas da Qdenga, nova vacina contra a dengue, serão destinadas à população de 10 a 14 anos, faixa que concentra o maior número de hospitalizações pela doença depois dos idosos, grupo para o qual o imunizante não tem aprovação da Anvisa.
As vacinas serão destinadas a municípios com alta transmissão nos últimos 10 anos e população a partir de 100 mil habitantes. Também será considerado o número de casos nos últimos meses.
Devido à capacidade limitada de fabricação, estima-se que cerca de 3,2 milhões de pessoas sejam vacinadas com duas doses em 2024.
A Qdenga também está disponível em estabelecimentos privados de vacinação.
Vacina
A Qdenga é uma vacina de vírus vivo atenuado indicada para a prevenção da dengue causada por qualquer sorotipo do vírus em pessoas de 4 a 60 anos.
A administração é feita pela via subcutânea em duas doses separadas por um intervalo de três meses.
Sua eficácia global foi de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de infecções prévias.
Enquanto a outra vacina disponível no Brasil só pode ser usada por quem já teve a doença, a Qdenga pode ser administrada tanto em soropositivos como em soronegativos.
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Chegam ao Brasil as primeiras doses da vacina contra a dengue. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/chegam-ao-brasil-as-primeiras-doses-da-vacina-contra-a-dengue>. Acesso em 24 jan. 2024.
Qdenga/vacina dengue 1,2,3 e 4 (atenuada): pó liofilizado para solução injetável. Farmacêutico Responsável: Alex Bernacchi. Jaguariúna: Takeda Pharma, 2023.
TAKEDA. Vacina QDENGA (vacina dengue 1,2,3 e 4 (atenuada)), da Takeda é aprovada no Brasil para uso independentemente de exposição prévia à dengue. Disponível em: <https://www.takeda.com/pt-br/Newsroom/releases/2023/vacina-qdenga-vacina-dengue-1-2-3-e-4-atenuada-da-takeda-e-aprovada-no-brasil-para-uso-independentemente-de-exposicao-previa-a-dengue>. Acesso em 24 jan. 2024.
Minicurso: Portaria 344/98 e suas atualizações, antimicrobianos, receita digital, intercambialidade e perspectivas de escrituração SNGPC | Curitiba/PR
15 de outubro de 2024
Curso Perfuração de Orelhas na Prática: Um novo olhar para o Serviço Farmacêutico | Santo Antônio da Platina/PR
21 de outubro de 2024