CRF-PR, Visa e Polícia Civil: Operação conjunta resulta em centenas de medicamentos apreendidos
Fonte: Assessoria de Comunicação
Data de publicação: 7 de julho de 2023
Mais uma vez a atuação da equipe de fiscalização do CRF-PR foi pontual ao coibir que um estabelecimento comercializasse medicamentos de forma irregular, preservando principalmente, a saúde da população.
A operação foi deflagrada a partir de denúncias recebidas pelo CRF-PR referente à venda ilegal de medicamentos em uma farmácia, em São José dos Pinhais.
A Vigilância Sanitária e a Policia Civil também participaram da operação para apurar as irregularidades.
Foi constatado que o estabelecimento comercializava substâncias não autorizadas no país, além de medicamentos controlados sem receitas, como indica a gerente de Fiscalização do CRF-PR, Dra. Tayná Lima.
O farmacêutico e proprietário da farmácia também não conseguiu comprovar a procedência dos medicamentos, pois não apresentou as notas fiscais dos produtos apreendidos.
Segundo a legislação, é preciso guardar as notas fiscais e toda documentação referente a medicamentos controlados no próprio estabelecimento por 2 anos.
Os fiscais do CRF-PR viram um funcionário entrando em uma área, a qual foi informado não pertencer à farmácia, e saindo com medicamentos. O funcionário foi abordado pela fiscalização, que constatou o armazenamento irregular de diversos medicamentos controlados armazenados em um banheiro - inclusive várias caixas estavam em cima do vaso sanitário e da pia.
O farmacêutico foi preso em flagrante e levado para a delegacia da cidade. O delegado, Tiago Mendes, responsável pelo caso, não revelou por quais crimes ele deve ser indiciado. Perante ao Conselho será encaminhado ao departamento de ética para providências cabíveis.
O local foi interditado pela Vigilância Sanitária e todos os medicamentos em situação irregular foram recolhidos.
O CRF-PR reforça que ao fiscalizar e encontrar esse tipo de situação, preserva diretamente a integridade da saúde da população.
O caso foi amplamente divulgado pelas mídias locais em todo Estado reforçando que todos podem denunciar casos semelhantes pelo site do conselho, canal Ouvidoria.
Participaram da Operação os fiscais do CRF-PR: Dra. Nayana Banhara, Dr. Eduardo Freitas, Dr. Eduardo Pazim e Dr. Elias Montin.
Confira a repercução nas mídias: