Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR leva treinamento aos Farmacêuticos do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 18 de outubro de 2023

site_hops.jpg
hosp_foz2.jpg

No último dia 09 de outubro, o Conselho Regional de Farmácia do Paraná - CRF-PR, por meio do Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Hospitalar, e com o apoio do CFF, realizou um Curso Básico de Farmácia Hospitalar no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. O objetivo principal dessa iniciativa foi proporcionar aos farmacêuticos uma sólida base de conhecimento sobre a farmácia hospitalar, incluindo suas atribuições e atividades específicas, além de criar um espaço para a troca de experiências entre profissionais.

Encontro de Especialistas da Área

O treinamento reuniu os farmacêuticos da instituição e também contou com a participação de profissionais de diversos hospitais e instituições de saúde, incluindo a equipe da Unimed, o Hospital Nossa Senhora da Luz de Medianeira, o Hospital e Maternidade São Miguel Arcanjo de São Miguel do Iguaçu e profissionais vindos de Umuarama. 

O Curso Básico de Farmácia Hospitalar abordou tópicos essenciais como a atuação do farmacêutico hospitalar e a participação desse profissional nas atividades clínicas das unidades hospitalares.

De acordo com a responsável do setor da Farmácia do Hospital Municipal, Samarah Ghandour, a atividade promovida pelo CRF-PR, realizada na instituição, só veio a acrescentar valor e conhecimento à equipe e à prática da farmácia hospitalar. “A participação neste curso foi uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades e fortalecer os padrões de cuidados de saúde na instituição”, avaliou Samarah.

Além disso, a farmacêutica da instituição expressou sua gratidão ao CRF-PR por promover uma iniciativa tão benéfica.

"Este curso reforçou o compromisso da equipe do hospital com a excelência na assistência farmacêutica e ressaltou a importância de parcerias colaborativas para a promoção de melhores práticas na área de farmácia hospitalar”, pontuou.

Ministram o curso: Dra. Ana Paula Urnau, membro do GTT de Farmácia Hospitalar e a diretora secretária geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke.

Curso

Dividido em três etapas, o curso tem a seguinte estrutura: a teórica, que aborda os seguintes assuntos: o ciclo logístico da Assistência Farmacêutica, a seleção (o que comprar? / o que é necessário?), padronização de medicamentos, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição, dispensação, o farmacêutico na segurança do paciente, erros na Assistência Farmacêutica, medicamentos de Alta Vigilância, fracionamento, intervenções, conciliação, farmacovigilância, tecnovigilância e cultura de segurança. A segunda etapa, também teórica, é uma apresentação realizada pelo hospital, onde a instituição escolhe um tema para mostrar o seu dia a dia e suas experiências. Por fim, todos os inscritos são convidados para uma visita técnica nas dependências do hospital.

Sobre o curso - O curso é uma idealização do Grupo de Trabalho em Farmácia Hospitalar do CRF-PR. A formação tem como objetivo promover capacitação aos farmacêuticos que atuam na área hospitalar, por meio da apresentação de conceitos e práticas de assistência farmacêutica, e também atualização técnica específica.


history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

folder
Registro

Registro

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo