Projeto da Unioeste, através do CRF-PR JR., leva informação sobre o uso racional de medicamentos para a população e profissionais da saúde
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 4 de novembro de 2022
O projeto, Uso Racional de Medicamentos: Orientação na medida certa, surgiu em 2015 como uma atividade de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e atualmente está sob a coordenação da professora Dra. Simone Maria Menegatti de Oliveira.
Através de palestras para a população, os acadêmicos que participam do CRF-PR Júnior, levam conhecimento e informação sobre a utilização dos diversos tipos de medicamentos disponíveis no mercado.
Inicialmente, as palestras aconteciam no município de Cascavel por meio de agendamento para associações, hospitais, Secretaria de Saúde, Regional de Saúde, grupos organizados de pacientes, Núcleo de Ensino de Cascavel, entre outros.
O coordenador é o responsável pelo agendamento das atividades ao longo de todo ano, além da organização dos materiais, como: os slides educativos, vídeos, dinâmicas, distribuição de folders, cartazes relacionados a cada tema.
Em 2020, com as restrições da pandemia, as palestras passaram a ser disponibilizadas online, por meio de lives, abertas ao público em geral.
O projeto só foi possível, graças à parceria firmada com o CRF-PR JR do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, o qual possui um canal no Youtube. Essa colaboração foi muito importante tendo em vista o alcance das informações, já que as lives, que ocorrem com frequência mensal ou bimestral, ficam gravadas e podem ser acessadas posteriormente.
Hoje, o projeto das palestras retornou presencialmente e já aconteceu uma reunião na Câmara de Vereadores de Cascavel para discutir o Uso Racional de Medicamentos e o papel do farmacêutico no sistema de saúde. O evento foi em conjunto com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR e com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cascavel, o vereador Edson Souza, e reuniu autoridades de diversas áreas do setor farmacêutico.
Antes das discussões iniciarem, as acadêmicas do projeto realizaram uma apresentação sobre os cuidados necessários para o uso, armazenamento e descarte de medicamentos.
A participação das acadêmicas, Ana Laura Picoli Bossada como ministrante, e Amanda Stefanello como moderadora, nas lives do projeto tem sido uma atividade de extrema relevância para o crescimento e o desenvolvimento profissional das futuras farmacêuticas. Isso só é possível devido a interface com diferentes públicos de diversos setores.
Os professores acompanham o projeto diretamente, esclarecendo dúvidas tanto na elaboração do material para as palestras, quanto no momento da exposição do tema, o que torna a troca de conhecimento mais enriquecedora para todas as partes envolvidas.