CRF-PR participa do 2º Simpósio Sul-Brasileiro de Farmacognosia
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 26 de outubro de 2022
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia e apoio da Fundação Araucária e Departamento de Ciências Farmacêuticas, realizaram o 2º Simpósio Sul-Brasileiro de Farmacognosia. O evento promoveu um encontro entre pesquisadores, professores, estudantes e a comunidade em geral para discussão de novos avanços científicos.
O Simpósio teve duração de dois dias (25 e 26) e no dia 24 aconteceu a abertura oficial e um pré-evento: uma visita ao Parque Estadual Vila Velha e contou com grande participação de acadêmicos e profissionais.
A diretora secretária geral do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, participou da abertura do evento e destacou a importância de discutir o tema, dos princípios básicos aos desafios postos para o futuro do estudo com produtos naturais e a proposta deste evento traz pensadores de renome para fazer esta reflexão juntamente com os acadêmicos. “Todos os envolvidos na organização deste evento estão de parabéns por viabilizar este debate tão importante para os acadêmicos. Apesar de ser considerada uma das cinco grandes áreas da Farmácia, muitas vezes é considerada uma ciência “ultrapassada”, de pouca importância na formação do profissional da Saúde”, destacou.
A farmacognosia é o ramo mais antigo das Ciências Farmacêuticas e tem como objetivo o estudo dos princípios ativos naturais, sejam de origem animal, vegetal ou mista. A área é interdisciplinar e abrange a botânica, etnobotânica, antropologia, biologia marinha, microbiologia, fitoquímica, fitoterapia, farmacologia, toxicologia, entre outros.
Participaram também da abertura o Reitor da UEPG, Dr. Miguel Sanches Neto, o Vice-Reitor, Dr. Ivo Mottin Demiate, a coordenadora do curso de Farmácia da UEPG, Dra. Ana Paula Veber, a professora, Dra. Jane Manfroy, além dos demais professores.
Nesta edição, o evento contou com participantes do Peru, Paraguai, Uruguai e de outros Estados brasileiros fora da região sul, como Rio de Janeiro e São Paulo.