SIM! FARMACÊUTICOS fazem parte do grupo PRIORITÁRIO!
Data de publicação: 27 de janeiro de 2021
Os farmacêuticos que atuam em serviços de saúde estão no grupo prioritário dos trabalhadores da saúde para a vacinação e estão listados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (MS). O CRF-PR não concorda com qualquer tipo de exclusão de profissionais que façam parte desse grupo. Os farmacêuticos já estão sendo vacinados, mas, primeiramente, aqueles que atuam em ambiente com maior exposição ao vírus, como UTIs, hospitais e unidades de saúde de referência.
Todos os farmacêuticos que atuam nesses locais devem receber a vacina. O CRF-PR já entrou em contato com a SESA-PR e secretarias municipais de saúde para que o plano de vacinação, estadual e federal, sejam seguidos à risca e não haja exclusão do farmacêutico.
Outro ponto fundamental é com relação aos profissionais que atuam nas farmácias e que prestam serviços essenciais para a sociedade e estão ativos durante todo o período, seja como fonte de orientação sobre a doença, realizando os testes rápidos para a Covid-19 ou para a dispensação dos medicamentos. Os farmacêuticos estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia, sua atuação é fundamental, e como responsáveis por esses estabelecimentos, sofrem grande exposição ao vírus.
Reforçamos que todos os farmacêuticos que atuam em serviços de saúde fazem parte do grupo prioritário da referida imunização, no entanto, conforme noticiamos (https://crf-pr.org.br/noticia/visualizar/8702), a Secretaria de Estado da Saúde informou que a imunização ocorrerá de forma escalonada. O CRF-PR está acompanhando as fases da vacinação, mobilizado e somando esforços para garantir a inclusão dos farmacêuticos e suas equipes nesta campanha para que a vacina chegue para todos e com a orientação correta à população.
Saiba mais: www.crf-pr.org.br
Baixe o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2020/dezembro/16/plano_vacinacao_versao_eletronica-1.pdf
Dúvidas devem ser sanadas com as secretarias de saúde locais. Denúncias podem ser enviadas para: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Fale-com-Ouvidoria
Quem for de Curitiba, cadastre-se no aplicativo Saúde Já: http://www.saudeja.curitiba.pr.gov.br/