Vacinação COVID-19
Data de publicação: 25 de janeiro de 2021
Fotos: SESA-PR
Farmacêuticos que atuam nos serviços de saúde relacionados abaixo estão no grupo prioritário do Plano Estadual de Vacinação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a imunização ocorrerá de forma escalonada (ver abaixo), conforme o nível de exposição do local de trabalho e a disponibilidade de doses.
Em Curitiba, o CRF-PR já enviou a relação dos farmacêuticos ativos solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais devem se cadastrar no aplicativo Saúde Já e aguardar mais informações.
Dúvidas devem ser sanadas com as secretarias de saúde locais. Denúncias podem ser enviadas para: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Fale-com-Ouvidoria
1. Todos os vacinadores/ aplicadores da vacina contra a COVID-19;
2. Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI);
3. Hospitais e Serviços de Urgência e Emergência de referência COVID-19 públicos e privados (SAMU, SIATE, UPA’s, Clínicas de Diálise e Serviços de Oncologia);
4. Trabalhadores dos Centros de Atendimento à COVID-19;
5. Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);
6. Trabalhadores de laboratórios públicos e privados que coletam e realizam testes laboratoriais para a COVID-19;
7. Demais serviços de Urgência e Emergência;
8. Demais trabalhadores da Vigilância em Saúde;
9. Demais serviços públicos hospitalares e ambulatoriais;
10. Demais serviços privados hospitalares e ambulatoriais (farmácias e clínicas).
*Ressaltamos que os farmacêuticos que trabalham em farmácias de dispensação estão incluídos no plano de vacinação, conforme item 10.
VACINAÇÃO - FARMACÊUTICOS
As doses da vacina contra a Covid-19 já chegaram nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. Segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, a vacinação já começou em todos os 399 municípios do Estado. O farmacêutico vem auxiliando todo este processo, desde a distribuição, e transporte, até na aplicação.
Diante da pandemia, o farmacêutico seguiu na linha de frente orientando, pesquisando, prevenindo e realizando exames, tudo pela saúde, segurança e bem-estar das pessoas. E agora não é diferente: o profissional segue participando ativamente no combate à Covid-19.
O CRF-PR destaca que já enviou ofício aos 399 municípios solicitando a inserção dos farmacêuticos da rede privada nas primeiras fases de vacinação. Os farmacêuticos que atuam na linha de frente, já estão sendo vacinados.
Fotos: SESA-PR