Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Conselhos Profissionais do Paraná unem forças e lançam Fórum Permanente


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 14 de outubro de 2019

11.jpg
10.jpg
9.jpg
8.jpg
7.jpg
6.jpg
5.jpg
4.jpg
3.jpg
2.jpg
maior_SdknDEwqnBZ-o-TQbSwj6wLFVoi-awNl.jpg
1.png

Foto: Roberta Ling/OAB Paraná

 

Representantes de quase 30 entidades de classe do Paraná reuniram-se, no dia 14 de outubro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), para lançamento do Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná. A iniciativa, desejo antigo dos Conselhos de Classe, tomou impulso com a rejeição conjunta das entidades à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 108/2019) apresentada em agosto deste ano, que altera a natureza jurídica dos Conselhos Profissionais e retira o poder de fiscalização por eles exercido.

Em sua fala inicial, o Presidente da OAB-PR, Dr. Cássio Telles, enfatizou a força da união dos Conselhos de Classe do Paraná. “As entidades, que somam mais de 520 mil profissionais registrados, trabalham ativamente na regularização das atividades, observando preceitos da ética e capacidade, e na fiscalização dos profissionais, atividade fim que busca principalmente a proteção da sociedade”, destacou. Dr. Cássio salientou ainda que a formação do Fórum Permanente não é limitada à PEC 108/2019 e funcionará como uma maneira de “progredir, desenvolver e aprimorar as atividades profissionais em conjunto”.

Parlamentares também marcaram presença no evento. Flávio Arns – Senador, Aroldo Martins – Deputado Federal e Michele Caputo – Deputado Estadual foram unânimes ao manifestarem a necessidade de realizar um amplo trabalho para que a PEC 108/2019 seja rejeitada no legislativo. “Se não fizermos o enfrentamento agora, o trâmite não irá parar. Os parlamentares precisam entender a diferença entre liberdade e liberalidade”, afirmou o farmacêutico Michele Caputo, em referência à proposição de “liberdade econômica” do atual Governo Federal. Já Aroldo Martins ressaltou que a proposta é de autoria do Poder Executivo e apresentou uma novidade aos participantes: no último dia 10 de outubro, a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento do Deputado Federal Léo Moraes para realização de uma Audiência Pública para debater a PEC 108/2019, a ser realizada em breve.

Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR – participou do lançamento do Fórum e alertou sobre a importância dos Conselhos Profissionais para a sociedade. “Somos peças fundamentais para levar o país ao progresso. Sem regulamentação e fiscalização, as profissões tendem a ficar cada vez mais fracas, já que estarão sem representatividade. Ao mesmo tempo, a sociedade sofrerá diretamente com um serviço duvidoso e com a incerteza de qualidade no atendimento, principalmente na área da saúde”, frisou Dra. Mirian. Também estiveram presentes representando o CRF-PR: Dr. Sérgio Mori – Gerente Geral, Dr. Eduardo Pazim – Gerente do Departamento de Fiscalização, Dr. Edivar Gomes – Gerente do Departamento Administrativo, Dra. Fernanda Penteado – Gerente do Departamento de Ética, Dr. Jackson Rapkiewicz – Gerente Técnico-Científico, Dr. Vinícius Amorim – Procurador e Dra. Josiane Prado – Assessora Jurídica.

O Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná passará, a partir de então, a funcionar como um espaço para debate de assuntos que envolvam as profissões participantes, com o objetivo de agregar esforços em prol dos cidadãos. Em primeiro momento, as atenções estarão com a PEC 108/2019 e proximamente, outros tópicos serão definidos para trabalhos futuros.


upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo