Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

ENTREVISTA FARMACÊUTICA volta a falar dos mitos e verdades sobre alimentos


Fonte: Aloísio Brandão, Jornalista do CFF.
Data de publicação: 26 de outubro de 2018

O alimento, mais que nunca, está no centro das discussões, sob os mais diferentes pontos de abordagem, entre autoridades, especialistas, população. O alimento remete a grandes desafios, como o de atender à demanda da população, com produção sustentável. Especialistas fazem as contas e chegam à conclusão de que a produção de alimentos terá que crescer 70%, até 2050, para suprir as necessidades em esfera global.

Outro ponto de discussão é o desperdício. A FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, estima que 1.3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos, no Planeta. Isto corresponde a 30% de toda a produção. No Brasil, 10% das 268,1 milhões de toneladas de alimentos disponíveis, no ano de 2013, foram perdidas. É o equivalente a 26,3 milhões de toneladas. As discussões avançam para a busca de alimentos saudáveis e mais baratos.

A “Entrevista Farmacêutica” convidou o DR. CARLOS EDUARDO ROCHA GARCIA para falar sobre outros aspectos das discussões sobre o alimento: os mitos e as verdades que o cercam. Por exemplo: o ovo, nas últimas décadas, foi vilão e, em seguida, elevado à condição de herói. Afinal, o ovo faz aumentar ou não o colesterol? E o leite de vaca, em suas mais diferentes formas de apresentação industrial (com e sem lactose, desnatado e não), como deve ser consumido? Este alimento pode ser indicado para recém-nascidos? E o que dizer das carnes suína, bovina e de aves? Estão mesmo contaminadas com antibióticos e hormônios? Que cuidados devem ter as pessoas que desejam substituí-las por alimentos de origem vegetal? A gordura suína é tão nociva à saúde como se diz?

ENTREVISTADO - DR. CARLOS EDUARDO ROCHA GARCIA é farmacêutico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde fez o mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos. Atua como professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). DR. CARLOS EDUARDO ROCHA integra o Grupo de Trabalho em Suplementos Alimentares do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, na quarta-feira (31.10.18), ao vivo, ainda excepcionalmente a partir das 17h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

folder
Registro

Registro

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo