Notícias
Os 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica é tema de Oficina em Curitiba
Data de publicação: 28 de agosto de 2014
Está sendo realizado em Curitiba nos dias 28 e 29/08 as Oficinas sobre os "10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica: avanços e desafios", evento promovido pela Escola Nacional dos Farmacêuticos e apoio do CRF-PR.
Na manhã desta quinta-feira 28/08, o Presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli participou da abertura da Oficina, e em seu discurso destacou os avanços e o que ainda precisa ser melhorado com relação à Assistência Farmacêutica no Paraná. "É importante enfatizarmos principalmente que a Assistência farmacêutica é desempenhada por profissionais Farmacêuticos, e somente esse profissional tem o conhecimento para traduzir na prática a melhor utilização do medicamento, tanto do ponto de vista da farmacotécnica quanto da farmacodinâmica e terapêutica".
Segundo Dr. Arnaldo é preciso resgatar o verdadeiro sentido do que é a Assistência Farmacêutica. “Nos últimos 10 anos aqui no Estado do Paraná já evoluímos muito, mas ainda não chegamos onde queremos”. “Devemos continuar trabalhando para ampliarmos nosso trabalho para que todos os municípios do estado tenham profissionais farmacêuticos atuando”, diz.
A ocasião também contou com a Presidente do SINDIFAR-PR, Dra. Lia Mello de Almeida, o Chefe da Vigilância Sanitária da SESA-PR, Dr. Paulo Costa da Santana, representando o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Michele Caputo Neto, Dr. Luciano Soares, Coordenador da Fenafar, Dr. Luiz Armando Erthal, Diretor do Dpto. de Saúde Ambiental da SESA-PR entre outros profissionais.
As oficinas sobre os 10 anos da PNAF, vão cobrir os quatro cantos do Brasil. No sul e centro oeste, palco das primeiras discussões, o alvo de cada evento é promover um amplo debate com a sociedade brasileira, avaliar o desenvolvimento da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, a sua interface com as demais políticas de saúde e com o controle social, debatendo os avanços do setor, e quais os próximos desafios.
Fonte: Assessoria de Comunicação – CRF-PR