Notícias
Saúde do Homem é destaque no 2ª Congresso Paranaense de Saúde Coletiva
Data de publicação: 18 de agosto de 2014
Foi realizada de 14 a 18 de agosto do Centro de Convenções de Curitiba o 2ª Congresso Paranaese de Saúde Coletiva. O evento promovido pela INESCO deu destaque para os desafios e avanços na saúde pública paranaense, em suas diferentes áreas: no ensino, na pesquisa e nos serviços. No total 413 trabalhos científicos foram apresentados, produzidos por mais de 1.100 autores – estudantes, pesquisadores, profissionais e gestores, mostrando o comprometimento com a contínua construção para a consolidação do SUS como um sistema de saúde de qualidade em atendimento e na prestação de serviços à população. Durante a abertura do evento, dentre outras grandes personalidades da sáude pública paranaense, foi homenageado o Farmaceutico e político Euclides Scalco pela sua grande contribuição para o fortalecimento da saúde pública paranaense e brasileira.
A cerimônia de abertura teve a palavra do Secretário de Saúde e Farmacêutico Dr. Michelle Caputo Neto que relembrou toda a luta dos homenageados e militantes pela causa da saúde, e que conseguiram mudar o panorama nacional da saúde pelos últimos 30 anos. Em seu discurso, Caputo Neto apontou a importância do evento, para mostrar que o Paraná está no rumo certo para uma efetiva melhora na assitência â saúde. A ocasião contou com a presença da Vice-Presidente do CRF-PR; Dra. Mirian Ramos Fiorentin acompanhada pela Conselheira, Dra. Maria do Carmo Baraldo Wagner e pelo Cordenador da Seccional Sudoeste, Juliano Gazzi.
Destaque para a Mesa redonda –“Roda de Conversa sobre “Saúde do Homem”, realizada na sexta 15/08, coordenada pelo Farmacêutico Rubens Bendlin, Chefe da Divisão de Promoção da Saude de Adulto e Idosos da SESA/PR. De acordo com Bendlin, a Saúde do Homem vem sendo discutida desde o lançamento da Politica de Nacional de Atenção à Saúde do Homem, lançada em 2009. Na ocasião, um grupo de 250 especialistas, chegaram a conclusão drástica, que, a cada três mortes de adultos na faixa de 20 a 59 anos, duas são de homens. Dados que demontram que homens quase não buscam serviços de saúde, apenas quando já estão enfrentando problemas mais graves de saúde como os chamados de média, alta complexidade, e relacionados a hipertensão, diabetes, colesterol alto, entre outros, muitas vezes demandando exames de alto custo.
Segundo Dr. Rubens Bendlin, muitas situações ocorridas poderiam ser previnidas, e pensando nisso a Secretaria de Saúde vem trazendo ideias e programas que possam contribuir para chamar a atenção da população quanto à importância dos cuidados com a saúde do homem. Um exemplo é o Progranma “Agosto Azul” que desde 2012 vendo sendo realizado anualmente no Paraná para o desenvolvimento de ações e campanhas de prevenção e promoção à saúde do homem. “Este ano o tema principal é o tabagismo e os fatores de risco cardio vasculares que estão associados ao consumo de tabaco. A campanha vem trazendo muitos resultados poisitivos, com o apoio dos municipios e entidades como o Conselho Regional de Farmácia do Paraná entre outros. Dr. Bendlin ainda destaca o importante papel do Farmacêutico, profissional habilitado e extramamente capacitado para prestar a orientação adequada, tanto no quesito medicamento como no sentido de fazer um olhar sobre a saúde integral. "Esperamos que as ações tragam resultados satisfatorios para que haja uma maior conscientização da sociedade para os cuidados com a saúde de todos os cidadãos, jovens, crianças, mulheres e principalmente o Homem, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR
Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR