Classe Política se mobiliza em favor dos Farmacêuticos
Data de publicação: 15 de maio de 2014
Na última quarta-feira, 15/05, líderes dos principais partidos da Câmara dos Deputados, como PT e PSDB, declararam apoio à emenda aglutinativa em substituição ao PL 4.385/94 durante pronunciamento no plenário.
Deputado Vicentinho (PT-SP)
Deputado Domingos Sávio (PSDB-MG)
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que é farmacêutica por formação, também defendeu a votação do projeto durante pronunciamento.
Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA)
Já o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) destacou a história e o interesse público do projeto para a população brasileira. “O projeto diz que a farmácia é um estabelecimento sanitário, é um estabelecimento de saúde vinculado ao sistema público de saúde, onde a saúde da população deve estar garantida. Ao mesmo tempo, o projeto garante também que o medicamento não seja considerado um produto qualquer, assim como a farmácia não seja considerada um estabelecimento de comércio”, diz Valente.
Deputado Ivan Valente (PSOL-SP)
O Deputado Rubens Bueno (PPS-PR) elogiou o trabalho do Deputado Ivan Valente e demonstrou seu apoio á classe farmacêutica Brasileira. “Estamos tratando aqui de um projeto de enorme importância que começou há 20 anos através de uma proposta de comum acordo. O PL 4.385/94 deve ser votado imediatamente para estabelecer o mínimo de valorização do profissional farmacêutico para o bem da saúde do cidadão Brasileiro”, disse em seu pronunciamento.
Deputado Rubens Bueno (PPS-PR)
A parlamentar Jandira Feghali aproveitou para reafirmar seu apoio à luta dos farmacêuticos: “Essa luta é de muitos anos, para garantir que farmácia seja estabelecimento de saúde. É importante que a farmácia seja um estabelecimento que cuide das pessoas e que não haja um interesse comercial acima da saúde. Nós sempre nos posicionamos claramente favoráveis à articulação da farmácia com o Sistema Único de Saúde, à presença do farmacêutico como o responsável na distribuição do medicamento. Eu espero que agora ele finalmente seja aprovado”, afirmou Jandira Feghali.
Deputada Jandira Feghali (PCdoB)
Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR