Farmacêuticos fazem manifestação em Brasília pela valorização da profissão
Data de publicação: 15 de maio de 2014
Mais de mil farmacêuticos e estudantes de Farmácia estiveram mobilizados em Brasília na última quarta (14/05), para acompanhar, na Câmara dos Deputados, a votação do substitutivo do deputado Ivan Valente ao PL nº 4385/1994, da ex-senadora Marluce Pinto, que desobriga drogarias de terem farmacêuticos, sendo uma ameaça à saúde pública e à profissão farmacêutica.
A emenda aglutinativa está propondo que o Substitutivo Ivan Valente seja atualizado, visto que o PL nº 4.385/94 está em tramitação há 20 anos. Sendo assim, o Fórum, defende a essência do Substitutivo, mas propôs uma subemenda aglutinativa que, se aprovada, promoverá esta atualização de forma diversa transformando farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde.
Os manifestantes iniciaram a manifestação às 10h, em frente a Catedral de Brasília de onde saíram em passeata até o Congresso Nacional. Uma comissão percorreu os gabinetes dos deputados para discutir a importância da aprovação deste projeto.
Manifestações aconteceram em todo o Brasil
A Diretoria do CRF-PR participou da mobilização e está em Brasília para acompanhar a aprovação do projeto em prol da Farmácia como Estabelecimento de Saúde e pela garantia da responsabilidade técnica do farmacêutico. Ainda Farmacêuticos de todo o Paraná realizaram mobilizações em suas cidades. Confira as fotos dos protestos nas cidades de Ponta Grossa e Umuarama.
O Fórum Nacional de Luta pela Valorização Profissional - composto pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), pelas federações de farmacêuticos e pela Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef) e pela Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (Enefar) defende a essência do projeto que está em tramitação há 20 anos, mas quer alterações para corresponder as mudança ocorridas ao longo desse período.