Operação Curitiba identifica venda de controlados via postal
Data de publicação: 17 de abril de 2014
O Setor de fiscalização do Conselho Regional de Farmácia do Paraná - CRF-PR - tem realizado várias operações no Estado, em atendimento às demandas do setor de Ouvidoria ou por outros órgãos como o Ministério Público, Vigilâncias Sanitárias e órgãos de Segurança Pública.
No mês de março foi realizada uma operação em 23 farmácias de Curitiba. Os procedimentos de fiscalização se basearam na Ficha de Verificação do Exercício Ético e Profissional do CRF-PR, tal documento está disponível no site do Conselho - www.crf-pr.org.br – link Fiscalização/Documentos Importantes. Entre as irregularidades encontradas nos estabelecimentos, a mais preocupante e grave foi a constatação do envio de medicamentos sujeitos a regime especial de controle via postal para todo o estado do Paraná, contrariando o disposto no artigo 34 da Portaria 344/98 - “É vedada a dispensação, o comércio e a importação de substâncias constantes nas listas deste regulamento técnico e de suas atualizações , bem como os seus respectivos medicamentos, por meio de reembolso postal e aéreo, e por oferta através de outros meios de comunicação, mesmo com a receita médica”.
Clique aqui e acesse a notícia sobre o caso de ingestão de um medicamento errado que resultou em falecimento do paciente, publicada pelo Site G1 em 16/04.
Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR