Notícias
Campanha Agosto Azul incentiva homens a se cuidarem
Data de publicação: 25 de agosto de 2013
A campanha Agosto Azul reúne ações que incentivam a prevenção e a promoção da Saúde do Homem. Desde o primeiro dia deste mês, foi proposta uma conscientização de que o homem está mais vulnerável a mortes por causas externas, e de que a violência e os acidentes de trânsito estão no topo da lista de fatores que mais matam pessoas do sexo masculino
Para encerrar o Agosto Azul e propor uma reflexão sobre a violência, convidamos você para participar de uma caminhada, marcada para o dia 31 (sábado). Nos encontraremos às 9h30 na praça Santos Andrade, de onde iremos até a Boca Maldita. Traga seus familiares e amigos, e se una a esta causa.
Não pare o curso da vida. A violência é uma das maiores responsáveis pela morte de homens no Paraná.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, as principais causas de mortalidade masculina (faixa etária de 20 a 59 anos) são homicídio e acidentes de transporte. Entre as mortes causadas por agressões, a maioria foi observada em homens (91,5%), entre 20 e 39 anos (61%).
No Paraná, dados preliminares de 2012 (SIM / SESA-PR) mostram que 90,6% das mortes por agressões e 81,1% das mortes por acidente de trânsito acontecem com homens. As três primeiras causas externas de mortalidade masculina são: agressões por armas de fogo, acidentes de transporte de carro e agressões por objeto cortante. Apenas em um ano, o registro é de que 2577 homens morreram por acidente de transporte e 2983 por agressão.