Notícias
Onze mortes por gripe são registradas no Paraná em junho
Data de publicação: 4 de julho de 2013
Onze pessoas morreram vítimas de gripe no Paraná somente no mês de junho deste ano. Três dos óbitos registrados no período ocorreram em Cascavel, no oeste do estado. O município de Dois Vizinhos teve duas mortes. Maringá, Itaperuçu, Ponta Grossa, Londrina, Umuarama e Itambé registraram, cada uma, um óbito no mês. As informações são do último boletim da gripe divulgado no dia 28 de junho pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que analisa dados entre 1 de janeiro e 28 de junho de 2013.
As mortes do mês de junho elevam para 19 o número de vítimas fatais da gripe em todo o estado, desde o início do ano. De acordo com a SESA, dois importantes fatores que têm colaborado para elevar o número de mortes causadas pela gripe no estado são as doenças crônicas e a busca tardia por atendimento. Conforme aponta o relatório, 14 das vítimas tinham algum tipo de doença crônica, como problemas cardíacos, respiratórios ou cerebrais, diabetes mellitus e obesidade grave.
Até agora, 17 óbitos foram causados pelo vírus Influenza A (H1N1), dois pelo vírus Influenza A (H3N2) e um por Influenza B. Em uma das mortes o paciente estava infectado pelos dois subtipos virais (H1N1 e H3N2) ao mesmo tempo. Do total de mortes registradas no Paraná, 15 pessoas tinham direito à vacina durante a campanha de vacinação contra a gripe, mas apenas três foram imunizadas.
Fonte: Gazeta do Povo