Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Em busca do perfil da dispensação de medicamentos sujeitos a prescrição


Data de publicação: 17 de junho de 2013

O perfil da dispensação de medicamentos sujeitos a prescrição, no Brasil, foi o tema da reunião do Grupo de Trabalho coordenado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O encontro, que ocorreu, no último dia 13 de junho, no auditório do Conselho Federal de Farmácia e na sede da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em Brasília, teve como objetivo a apresentação dos dados levantados pelo grupo.

Alguns dados referiram-se ao comércio farmacêutico e foram apresentados pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), ABCFarma (Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico), e Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias). Dados de programas, como o Farmácia Popular do Brasil e o Hórus, ambos do Ministério da Saúde; também, foram mostrados, bem como os do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados), da Anvisa.

A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 8 de Julho. Nesse dia, tendo como base os dados levantados nas reuniões preliminares, espera-se, também, que sejam aprofundadas as discussões com relação às possíveis medidas para promover o uso racional de medicamentos que requerem prescrição de médico ou odontólogo no ato da dispensação. Estiveram presentes à reunião desta semana representantes do CFF, Associação Médica Brasileira (AMB), Anvisa, representantes de universidades, organizações ligadas à produção e comércio de medicamentos, entre outros.


ABRIBUIÇÕES - O Grupo de Trabalho tem três atribuições: traçar um perfil da dispensação de medicamentos sujeitos à prescrição, no Brasil; propor medidas a serem adotadas pelo conjunto dos participantes da Força de Trabalho, pela Anvisa e pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; e atuar na implementação e no acompanhamento das ações acordadas no seu âmbito e aprovadas pela Anvisa.


SUBGRUPO – Antes da reunião do GT, na sede da Anvisa, um subgrupo responsável pelo levantamento de dados relativos à dispensação de medicamentos sujeitos à prescrição, coordenado por representantes da Racine, CFF e da USP (Universidade de São Paulo), reuniu-se, no auditório do CFF, para discutir os dados já disponíveis.

Um dos problemas apresentados pelo subgrupo foi a dificuldade para obtenção de dados sobre a aquisição de medicamentos com prescrição. “É muito difícil obter essa informação, já que, no cenário atual, as pessoas conseguem comprar, sem a receita, inclusive, medicamentos controlados”, alertou um dos coordenadores do subgrupo, o farmacêutico e pesquisador do Cebrim (Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos)/CFF, Rogério Hoefler. Hoefler defendeu a necessidade de se levantar o perfil do consumo; de se saber se há farmacêutico nas farmácias e se os produtos mais consumidos estão em listas de medicamentos essenciais.

O subgrupo foi instituído, no dia 2 de maio deste ano, e faz parte do grupo responsável por diagnosticar o problema e propor à Diretoria Colegiada da Anvisa medidas para estimular o uso racional dos medicamentos, com foco na exigência de prescrição no ato da dispensação.

Fonte: CFF

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário




Redes Sociais

topo