Ingresso de Responsabilidade Técnica ou Alteração de Horário de Funcionamento e/ou Assistência - Laboratório de Análises Clínicas
Data de publicação: 29 de novembro de 2012
Conforme disposto na Lei 6.839 de 1980, o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, são obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros.
O artigo 24 da Lei Federal 3.820/60 prevê que as empresas e estabelecimentos que exploram serviços para os quais são necessárias atividades de profissional farmacêutico deverão provar perante os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia que as atividades são exercidas por profissionais habilitados e registrados.
Informações específicas:
Para o profissional assumir responsabilidade técnica em Laboratório de Análises Clínicas, deverá ser habilitado como Farmacêutico-Bioquímico opção Análises Clínicas e Toxicológicas ou ser Farmacêutico Generalista (Farmacêutico formado de acordo com a Resolução CNE/CES 02 de 2002).
O procedimento deverá atender o disposto na Deliberação CRF-PR 908/2016 e na Resolução RDC 302/2005 ANVISA.
De acordo com a Resolução RDC 302/2005 ANVISA, um mesmo profissional poderá ser diretor técnico por, no máximo, 2 (dois) postos de coleta, ou por 1 (um) laboratório e 1 (um) posto de coleta, ou ainda por 2 (dois) laboratórios, desde que tenha compatibilidade de horários.
Os laboratórios deverão apresentar assistência de profissional habilitado por todo horário de funcionamento.
O responsável técnico pelo laboratório não declara horário de assistência, uma vez que o profissional fica à disposição do estabelecimento por todo seu horário de funcionamento e responde legalmente por todos os procedimentos realizados no laboratório. Em virtude disso, o responsável técnico pelo laboratório não poderá ter responsabilidade por outro tipo de estabelecimento cujo horário conflite com o horário de funcionamento, com exceção de outro laboratório de análises clínicas e de posto de coleta, em virtude da previsão na Resolução RDC 302/2005.
Excepcionalmente, o laboratório de análises clínicas de pequeno porte devidamente regular junto ao CRF-PR, com condições especiais de interesse público, ou seja, que realizar até 30 exames/dia sem automação, de 30 a 50 exames/dia semiautomatizado, e até 70 exames/dia com a maioria dos procedimentos automatizados; localizado em município com população de até 20.000 habitantes, de acordo com o último censo obtido junto ao IBGE; o município possua somente 01(um) laboratório de análises clínicas privado e/ou 01(um) laboratório público de análises clínicas; e que não possua posto de coleta vinculado, poderá ter atividade com assistência técnica de no mínimo 03 horas, divididos em até três turnos, desde que não conflite com o horário declarado em outras atividades que desempenha o responsável técnico.
Tipos de responsabilidade técnica que o farmacêutico pode assumir:
a) Diretor técnico é o farmacêutico titular que assume a responsabilidade técnica do estabelecimento perante o CRF e os órgãos de vigilância sanitária, nos termos da legislação vigente, ficando sob sua responsabilidade a realização, supervisão e coordenação de todos os serviços técnicos científicos do estabelecimento.
Cada estabelecimento deve possuir um único diretor técnico e quantos assistentes e substitutos desejar ou forem necessários.
Considerando que não subsiste assistência ou substituição sem direção, na baixa da responsabilidade do diretor técnico, os assistentes e substitutos são baixados “ex-offício”. Diante disso, no ato do ingresso de novo diretor técnico, orientamos que entrem em contato com o CRF-PR para verificar a situação do estabelecimento e a necessidade de proceder novamente o ingresso de assistentes ou substitutos que podem ter sido baixados por falta de diretor técnico.
b) Assistente técnico é o farmacêutico subordinado hierarquicamente ao diretor técnico que requer, perante o CRF, a assunção de responsabilidade técnica na condição de assistente, para auxiliar ao diretor na prestação da assistência farmacêutica.
c) Farmacêutico substituto é o profissional designado perante o CRF para responder tecnicamente nos casos de impedimentos, ausências, folgas ou descansos semanais remunerados dos farmacêuticos efetivos (diretor e assistentes).
1) Documentos necessários:
1.a. Ingresso de Responsabilidade Técnica (IRT): alteração do quadro de profissionais
1.a.1. Comprovante de vínculo empregatício: obs.: cópia simples do documento que comprove o vínculo empregatício do farmacêutico, de acordo com o tipo de contratação:
- Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS): página de identificação, qualificação civil e página do registro do contrato preenchida e assinada pelo contratante;
- Servidor público: Portaria ou Decreto de nomeação publicada em diário oficial;
- Sócio proprietário: Contrato social ou alteração contratual registrada em Cartório de Títulos e Documentos, com a inclusão do profissional na sociedade;
- Prestador de serviços: Contrato de prestação de serviço entre as partes (se o contrato for por tempo determinado, a responsabilidade técnica ficará vinculada ao prazo do contrato, por isso, orientamos que seja de pelo menos 3 meses);
- Voluntário: termo de adesão de voluntariado. Somente para entidades públicas ou instituições privadas sem fins lucrativos, conforme Lei 13.297/2016;
1.a.2. Certidão de Breve Relato emitida pelo Cartório de Títulos e Documentos caso não tenha sido apresentada nos últimos dois anos;
1.a.3. Alterações contratuais, se houver.
1.b. Alteração de Horário de Funcionamento e/ou de Responsabilidade Técnica (ALT. HOR.):
1.b.1. Para o profissional com vínculo em Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) e ampliação da carga horária de trabalho: cópia simples da página de alteração salarial na Carteira de Trabalho e Previdência Social de forma a adequar o salário ao piso salarial;
1.b.2. Se o vínculo for contrato de prestação de serviços, necessita apresentar o termo aditivo de contrato de prestação de serviços com ajuste da carga horária e salário do profissional;
1.b.3. Certidão de Breve Relato emitida pelo Cartório de Títulos e Documentos caso não tenha sido apresentada nos últimos dois anos;
1.b.4. Alterações contratuais, se houver.
2) Requerimentos:
- Formulário de Requerimento Empresa Laboratório de Análises Clínicas: no qual assina o representante legal designado no contrato social da empresa e o diretor técnico (ou requerente da direção técnica) e, no qual informa a quantidade de Termos de Compromisso que fazem parte do procedimento, sabendo que será necessário um formulário para cada profissional que irá ingressar ou alterar seu horário de assistência.
- Formulário Termo de Compromisso - Laboratório de Análises Clínicas: no qual assina o profissional requerente do ingresso ou da alteração do horário, o representante legal da empresa e o diretor técnico (ou requerente da direção técnica). Devem ser enviados, um formulário para cada profissional que irá ingressar ou alterar seu horário de assistência.
Veja arquivo de Orientações de Preenchimento de Formulário.
3) Procedimento somente por e-mail:
1ª fase: Encaminhar para o e-mail atendimentoemergencial@crf-pr.org.br os documentos necessários e formulários de requerimento preenchidos e assinados.
Os formulários devem estar acompanhados de cópia de documento de identificação, cuja assinatura esteja igual à dos formulários, ou igual à biometria cadastrada no CRF-PR.
No assunto do e-mail deve ser colocado: IRT ou ALT. HOR. – número do CNPJ – Nome da Cidade (exemplo: IRT – 76.693.886/0001-68 – Curitiba).
É importante que o contato de todos os interessados estejam atualizados no Portal do CRF-PR em Casa para facilitar a comunicação caso seja necessária a correção ou complementação dos documentos do procedimento. Além disso, orientamos que, no texto do e-mail, seja informado um telefone de whats app como referência de contato.
2ª fase: Concluído o procedimento de forma correta e completa, o procedimento é protocolado e o protocolo disponibilizado no Portal do CRF-PR em Casa em “protocolos gerados no CRF-PR.”
3ª fase: Após a aprovação do requerimento pelo Plenário, a Certidão de Regularidade é disponibilizada para impressão no portal CRF-PR em Casa, pelo acesso de pessoa física dos responsáveis técnicos.
IMPORTANTE
Caso a documentação encaminhada esteja incompleta ou o formulário preenchido de forma incorreta/incompleto, ou ainda desacompanhado de documento de identificação com a assinatura igual ao requerimento, alertamos que, nesse caso, o procedimento será protocolado como atendimento emergencial – procedimento errado / incompleto e entrará em contato com o requerente por e-mail ou celular para orientação quanto às correções ou complementações necessárias, que deverão ocorrer no prazo de 24 horas.
Caso o CRF-PR não obtenha êxito no contato ou na devolutiva da correção, no prazo acima determinado, os documentos serão desconsiderados.
Aconselhamos que o requerente fique atento a sua caixa de e-mail, inclusive spam ou lixo eletrônico
Após esse prazo, caso haja interesse em realizar o ingresso, o requerente deverá iniciar o procedimento novamente, mediante envio de todos os documentos necessários para o e-mail: atendimentoemergencial@crf-pr.org.br, conforme procedimento descrito no item 4.
4) Informações Gerais:
- Para assumir a responsabilidade técnica, o profissional deverá ter disponibilidade de horário para prestar assistência. Deverá ser observado o tempo necessário para deslocamento de um estabelecimento a outro, o qual dependerá da distância entre os locais:
- No caso do profissional não possuir outra responsabilidade técnica, mas exercer alguma outra atividade, o mesmo deverá apresentar declaração emitida pela respectiva instituição contendo os dias e horários da outra atividade a fim de comprovar a compatibilidade dos horários, devendo seguir a mesma norma de tempo para deslocamento citada no item anterior;
- Caso a distância entre o endereço do estabelecimento e da residência do profissional, bem como entre os estabelecimentos onde o profissional possui responsabilidade ultrapassar 100KM, o estabelecimento será intimado a contratar substituto, salvo se o profissional já mantém outros farmacêuticos, a exemplo dos substitutos, assistentes ou DAPs, para cobertura da assistência técnica, conforme previsto no Plano Anual de Fiscalização;
- O profissional deverá possuir horário mínimo de descanso de 8 (oito) horas diárias. Caso contrário o estabelecimento poderá ser intimado a contratar substituto, na mesma forma do item anterior, com base no Plano Anual de Fiscalização.