Cresce a participação dos genéricos no mercado de medicamentos no Brasil
Data de publicação: 2 de agosto de 2012
O volume total do comércio de genéricos nos primeiros seis meses do ano foi de 321 milhões de unidades contra 264 milhões no mesmo período de 2011. De acordo com as projeções da ProGenéricos, a estima é que o segmento irá alcançar 30% de participação de mercado até o final de 2012. Isso porque as indústrias fabricantes realizaram vendas que somaram R$ 5,1 bilhões nos seis primeiros meses do ano contra R$ 3,8 bilhões em igual período do ano passado, um salto de 33,1%.
A indústria farmacêutica como um todo registrou crescimento de 11,4% em unidades no 1º semestre, segundo a PróGenéricos. Ao excluir a participação dos genéricos nas vendas totais do mercado farmacêutico local, o crescimento cai para 8,3%.
Segundo a associação, desde que surgiram no mercado, em 2001, os genéricos geraram economia de 28 bilhões aos consumidores brasileiros. Porém, os genéricos ainda não beneficiam amplamente as populações das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país, uma vez que as vendas do segmento nessas localidades é bem inferior à média nacional.
Fonte: Site CRF-SP