Já lavou suas mãos hoje?
Data de publicação: 17 de maio de 2012
Nesta terça-feira (15/5) comemorou-se o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar. Este dia - instituído pela Lei nº 11.723, de 23 de junho de 2008 - objetiva conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares.
Tão cuidadosa quanto o assunto exige, a higienização das mãos é o procedimento mais importante e barato para evitar a transmissão da infecção hospitalar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, no começo do mês de maio, um Relatório sobre Autoavaliação para Higiene das Mãos (HM), que destaca a participação de 2.119 serviços de saúde de 69 países. Apenas no Brasil, 906 serviços localizados em todas as regiões do país, participaram da pesquisa que culminou no Relatório.
Como a infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa adquirida dentro das unidades de saúde, qualquer pessoa está sujeita a contraí-la. Ela está diretamente relacionada ao procedimento a ser realizado durante um atendimento ambulatorial, por exemplo.
Fonte: Anvisa