Notícias
Paraná será o primeiro a exigir que remédios manipulados tenham bula
Data de publicação: 25 de abril de 2012
O Paraná será o primeiro estado brasileiro em que os remédios feitos em farmácias de manipulação terão que ter bula. A lei que estabelece a obrigatoriedade foi sancionada em janeiro deste ano, mas ainda não foi regulamentada. A previsão é de que isso ocorra em até 90 dias.
De acordo com a presidente da Associação dos Farmacêuticos do Noroeste do Paraná, Caroline de Andrade Lima, os consumidores serão beneficiados com a medida. “O serviço vai crescer em qualidade porque vão ter bulas que vão ter informações quanto ao uso, efeitos, condições ideias de armazenamento”.
As bulas terão que ser escritas com uma linguagem clara, fácil de entender e que indique a melhor forma que utilizar o medicamento. A partir da regulamentação, as farmácias terão seis meses para se adequar.
“O que a gente não sabe ainda é em relação as informações as matérias primas. Como a gente vai ter que confeccionar essa bula”, disse Sérgio Luiz Hernandes, dono de uma farmácia de manipulação em Paranavaí.
Para o aposentado Job Pereira de Oliveira, que utiliza remédios manipulados há 30 anos e gasta R$ 70 por mês com eles, teme que a medida torne o produto mais caro. “É uma forma de encarecer o produto que não compensa para o consumidor”.
Clique aqui e confira na íntegra a reportagem exibida no "Jornal Bom Dia Paraná" na RPC TV
Clique aqui e veja a reportagem exibida pela RIC TV, a qual participou a Farmacêutica Dra. Rejane Hoffmann, membro da Comissão de Farmácia de Manipulação e Homeopatia do CRF-PR, esclarecendo sobre a importância da existência da bula para os pacientes que utilizam medicamentos personalizados.